Powered By Blogger

sábado, 6 de novembro de 2010

O ENEM MUDOU MINHA VIDA!!

Em 2005, eu morava na cidade de Laranjal do Jarí, sudeste do Amapá. Estava no 3º ano do Ensino Médio e sem muitas perspectivas de ascensão profissional. Eram poucas as instituições de Ensino Superior na cidade, a maioria privada e não presencial, não era interessante pra mim. A UNIFAP, Universidade Federal do Amapá, tinha um campus em Laranjal, mas o ensino era (e ainda é) modular e havia acabado de fechar turmas, ou seja, eu teria que esperar quatro anos até essas turmas se formarem para eu poder prestar vestibular para o campus da minha cidade.
Eu queria muito mudar para a capital do Estado, Macapá, em busca da realização do sonho de terminar meus estudos, ter uma profissão, um bom emprego pra ajudar minha família, mas eu não tinha condições e esse sonho parecia tão distante.
Mas, voltemos ao ano de 2005. Como eu estava terminando o Ensino Médio, o Enem era obrigatório e gratuito, eu não tinha nada a perder, mas confesso que não me empenhei muito pra ir bem nas provas, mesmo assim eu fui, graças à Deus.
Fiz minha inscrição no ProUni por fazer e continuei levando a minha vida.
Estava passando por um momento muito difícil com a minha família e quando eu menos esperava, já em março de 2006, precisamente no dia 02, recebi uma carta do ProUni me parabenizando e me convocando para fazer minha matrícula na FAMA, Faculdade de Macapá, com bolsa integral para o curso de História. Com um detalhe, o prazo para a minha matricula terminava no dia seguinte.
Não tive muito tempo para pensar e, mesmo sem estrutura alguma, fui para Macapá, deixei minha família, meu namorado, meus amigos, minha vida em Laranjal e agarrei essa oportunidade com unhas e dentes.
No começo foi muito difícil, mas no fim deu tudo certo, com a ajuda da família, dos amigos e até mesmo de desconhecidos eu consegui alcançar uma das minhas principais conquistas.
O Enem e o ProUni mudaram literalmente minha vida. Hoje, aos 22 anos de idade, sou graduada em Licenciatura e Bacharelado em História, especialista em História da Amazônia, servidora publica estadual, já estou colhendo os frutos do que plantei, podendo ajudar a minha família como sempre quis.
Por isso, meus queridos: estudem, empenhem-se e levem à sério essa oportunidade que, com certeza, pode mudar sua vida também

Nenhum comentário:

Postar um comentário